A importância da reciclagem do aluminio
A reciclagem de alumínio é o processo pelo qual o alumínio pode ser reutilizado em determinados produtos, após ter sido inicialmente produzido. O processo resume-se no derretimento do metal, o que é muito menos dispendioso e consome muito menos energia do que produzir o alumínio através da mineração de bauxita. A mineração e o refino deste requerem enormes gastos de eletricidade, enquanto que a reciclagem requer apenas 5% da energia para produzi-lo. Por isto, a reciclagem tornou-se uma atividade importante para esta indústria.
O alumínio pode ser reciclado tanto a partir de sucatas geradas por produtos de vida útil esgotada, como de sobras do processo produtivo. O alumínio reciclado pode ser obtido a partir de esquadrias de janelas, componentes automotivos, eletrodomésticos, latas de bebidas, entre outros. A reciclagem não danifica a estrutura do metal, que pode ainda ser reciclado infinitamente e reutilizado na produção de qualquer produto com o mesmo nível de qualidade de um alumínio recém produzido por mineração.
Pelo seu valor de mercado, a sucata de alumínio permite a geração de renda para milhares de famílias brasileiras envolvidas da coleta à transformação final da sucata.
Desta forma, a reciclagem do alumínio gera benefícios para o país e o meio ambiente, além de ser menos custoso de obter do que através da sua produção por mineração.
A Importância da Reciclagem do Aluminio
O alumínio reciclado consome 95% menos de energia para ser produzido do que o alumínio primário. O alumínio pode ser reciclado inúmeras vezes sem perder suas características básicas e sua qualidade. A coleta de sucata gera renda para, em média, 180.000 famílias brasileiras. A reciclagem de alumínio diminui a extração de bauxita do meio ambiente. Estimula a conscientização da população para reciclagem de outros materiais, o que reduz o volume de lixo em aterros e lixões.
O processo de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, leva em torno