Reciclagem de aluminio
INTRODUÇÃO
O aumento crescente do consumismo no mundo faz com que as fontes dos recursos naturais sejam cada vez mais exploradas, criando a necessidade da busca por estratégias de enfrentamento que minimizem o impacto.
Reciclagem é o termo utilizado para designar um conjunto de técnicas e estratégias que visam aproveitar e reutilizar, da melhor e maior quantidade de maneiras possíveis, os detritos, fazendo com que estes retornem ao ciclo de produção do qual saíram.
A reciclagem do alumínio evita despesas nas fases de transformação de extração e redução do minério a metal, que além de requerer alto consumo energético exige uma logística extremamente onerosa, já que há a exigência de grande escala no mercado consumidor.
O Brasil é responsável pela exportação de aproximadamente quarenta porcento de sua produção total de aço, o que é um número bastante considerável, já que esse número gira em torno de cento e trinta e dois milhões de dólares previstos para 2006.
A reciclagem do alumínio é capaz de gerar uma economia de até noventa e cinco porcento na utilização de energia e as empresas passaram a preocupar-se com a atividade produtiva e suas conseqüências na sociedade e no meio ambiente. O bom uso das matérias-primas e o cuidado com os detritos gerados pela produção, entre outros itens, passaram a ser cuidadosamente observados para que haja a diminuição de desperdícios, redução de custos e, ao mesmo tempo, a manutenção da sustentabilidade do negócio, como no caso da reciclagem das latas de alumínio.
Ao longo desta discussão proposta sobre o tema da reciclagem do alumínio, será conceitualizado o termo reciclagem, desde sua origem até sua incorporação a linguagem usual e sua importância, não só econômica, como também ecológica e social.
A reciclagem de metais introduz ao leitor a visão deste grupo e sua utilização, enquanto o tema será aprofundado no decorrer da discussão sobre o alumínio e sua reciclagem.