ATPs Quimica
1. Introdução_________________________________________________
2. Desenvolvimento____________________________________________
3. Etapa 1____________________________________________________
4. Introdução obtenção, e como se faz o alumínio_____________________
5. Esquema ilustrado da obtenção do alumínio _______________________
6. Propriedades do alumínio _____________________________________
7. Propriedades físicas químicas do alumínio________________________
8. Relatório ___________________________________________________
Introdução
O alumínio é um metal branco acinzentado maleável e dúctil, sendo um dos elementos metálicos mais abundantes na crosta terrestre. Não é encontrado livre na natureza, sempre na forma combinada A alumina (óxido de alumínio, Al2O3), encontrada em minérios, já era usada por Gregos e Romanos na medicina da época.
Em 1787, Lavoisier suspeitou que esta substância fosse um óxido de um metal desconhecido. Seu nome foi proposto por Davy em 1807 como “Alumium”,posteriormente trocado para “Aluminium” (alumínio).
O metal alumínio foi isolado por Hans ChristianOersted em 1825, reagindo cloreto de alumínio (AlCl3) com amálgama de potássio (uma liga de potássio e mercúrio), o aquecimento do amálgama formado de alumínio e mercúrio com pressão reduzida, separa o mercúrio (com menor ponto de ebulição) do alumínio.
Desenvolvimento
O alumínio é detentor de algumas características que o tornam importante em todo processo industrial e no o desenvolvimento sustentável.
Ele é um elemento metálico, cor, branca, duro, forte e protegido por uma camada de óxido. Nas condições ambientes é sólido e brilhante e por possui grande afinidade com o oxigênio não é encontrado puro na natureza. Mas sim, combinado com diverso composto químicos (Feldspatos, bauxita ou argila). Esse jovem metal possui algumas características que ratificam a sua importância no