A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil
ADRIANA TATIANA AGUIAR MARQUES ROSOLEN RA 913119584
RESUMO: O presente artigo apresenta uma abordagem sobre a psicomotricidade na educação infantil, e tem como objetivo apresentar os benefícios da utilização de atividades que envolvam a psicomotricidade, para a aprendizagem das crianças. A Psicomotricidade por meios de movimentos e atitudes corporais das crianças, que por sinal lhe dará suporte pra melhor conhecimento corporal e de suas habilidades motoras, por isso a importância do reconhecimento do desenvolvimento da personalidade da criança através do desenvolvimento das ações psicomotoras.
Palavras Chaves: Educação.Psicomotricidade.Movimento
Introdução
Percebe-se que com o desenvolvimento tecnológico o brincar perdeu espaço para os jogos eletrônicos, o brincar na escola está estigmatizado como uma atividade sem objetivos bem definidos. A base do trabalho com as crianças na Educação Infantil consiste na estimulação perceptiva e desenvolvimento do esquema corporal. A criança organiza aos poucos o seu mundo a partir do seu próprio corpo. Assim a Psicomotricidade, através de atividades na Educação Infantil, constitui-se num fator de equilíbrio na vida das crianças, expresso na interação entre o espírito e o corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo, promovendo a totalidade do ser humano através de brincadeiras populares do cotidiano consegue alcançar objetivos afetivos e pedagógicos.
Reconhecer o próprio corpo é a melhor maneira de encontrar o outro, com isso a psicomotricidade é um instrumento facilitador da aprendizagem. ·.
A Sociedade Brasileira de Psicomotricidade a conceitua como sendo uma ciência que estuda o homem através do seu movimento nas diversas relações, tendo como objeto de estudo o corpo e a sua expressão dinâmica.
A Psicomotricidade se dá a partir da articulação movimento/ corpo/ relação. Diante do somatório de