A importância da Psicomotricidade na aprendizagem infantil
A Educação Psicomotora se coloca no sentido de uma educação que não se restringe apenas ao saber escolar ou ao aperfeiçoamento específico da motricidade, mas também à formação da personalidade, à sua expressão e organização através das atividades humanas de relação, realização e criação. Ainda compreende a educação do ser humano nos seus aspectos corporais, motores, emocionais, intelectuais e sociais. É uma condição necessária para a aprendizagem, pois leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, do espaço, tempo e a ajuda a adquirir coordenação motora fina e global. Além disso, é através da motricidade que o indivíduo passa a ter contato com o mundo dos demais seres vivos e dos objetos, e estabelece os primeiros contatos com a linguagem socializada. Desta forma, é bastante importante no meio escolar e é coadjuvante das aprendizagens escolares.
Através da estimulação do desenvolvimento psicomotor, desenvolve-se consciência dos movimentos corporais integrados com sua emoção e expressos por esses movimentos. A fase importante para trabalhar com todos os aspectos do desenvolvimento (motor, intelectual e sócio-emocional) é na faixa que compreende o nascimento até completar 8 anos, pois é principalmente neste período que se processa a maturação do Sistema Nervoso Central.
Acredita-se que para a criança iniciar a alfabetização, os aspectos psicomotores necessitam ser trabalhados, já que são noções fundamentais para autonomia e independência da criança. São eles:
- Imagem corporal,
- Lateralidade,
- Ritmo,
-