A importância da prática de atividades físicas e fundamentos do voleibol e sua história
O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM), era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball.
O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.
A primeira medalha de ouro olímpica conquistada por um país lusófono foi obtida pela equipe masculina de vôlei do Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992.
Benefícios Físicos
Agilidade
O voleibol usa muito a agilidade do jogador. Em todas as situações do jogo, a agilidade é fator crucial para definir uma boa jogada. O praticante de vôlei, durante os treinos, a todo momento, tem sua atividade estimulada, devido a necessidade de jogadas rápidas. Então, uma pessoa que pratica o vôlei, se torna uma pessoa ágil, de maneira saudável e divertida. Coordenação
Devido o vôlei se apropriar de movimentos que não são comuns no nosso uso diário, ou seja, não são movimentos natos, para conseguir realizá-los de maneira correta e eficaz, o praticante deve treinar bastante sua coordenação motora. Para aprender um novo movimento, que não seja comum, precisa-se de muito treino e dedicação. Mas, a partir do momento em que você adquire coordenação motora para um determinado movimento, isso lhe proporciona uma melhora geral descoordenação.
Gasto calórico
O vôlei, como todos os