A importância da música nas series iniciais
PROBLEMA DE PESQUISA:
Qual a influência da música no processo cognitivo das crianças em séries iniciais?
OBJETIVOS:
- Resgatar origem da música como método educativo.
-Apresentar música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser.
- Oportunizar a convivência com diferentes gêneros musicais, proporcionando uma análise reflexiva do que lhe é apresentado.
- Promover o desenvolvimento cognitivo, lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.
- Incluir a música no cotidiano escolar como um recurso para trabalhar a alfabetização e o desenvolvimento de forma lúdica e prazerosa.
- Refletir sobre a inserção de atividades musicais no dia a dia das séries iniciais .
- Conceber a música como um universo que conjuga expressão de sentimentos, idéias ,valores culturais e facilitar a comunicação do indivíduo consigo mesmo e com o meio em que vive, promovendo assim a inclusão.
-Elaborar atividades musicais que envolvam a interdisciplinaridade.
MÚSICA PAPEL FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO O valor e o ensino da música na escola, segundo Oliveira (1960, p. 7-8), em seu “caderno pré-teórico”, passou por uma transformação. Historicamente, dentre outras dimensões, podemos ressaltar que a música era ensinada e aprendida particularmente e, “somente, pelos gênios ou super dotados”, e também em ambientes específicos, os chamados “Conservatórios”. Por volta de 1900, o pedagogo suíço Jaques Dalcroze chegou à conclusão de que o ensino elementar da Música deveria começar pelo som, e não por símbolos e regras. Seu sistema baseou-se no movimento ritmado, na educação da vista, do ouvido e do senso rítmico, criando assim, a ginástica rítmica. A música para Sekeff (2002, p. 34), é uma linguagem organicamente construída, sustentada por regras, princípios e leis, cujas diferentes combinações de sons adquirem uma lógica intelectual e uma significação psicológica tais que determinam um