A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Objetivos:
Objetivo Geral:
Lembre-se que o OBJETIVO inicia-se sempre “Este trabalhor tem por objetivo ou O objetivo deste trabalho.
Perceber a importância e a melhor forma de trabalhar com a música, bem como compreende-la como contribuição na educação infantil.
Objetivos Específicos:
Propocionar um ensino de qualidade utilizando a música;
Desenvolver habilidades como: Socializações, expressividades e percepções espaciais e raciocínio lógico;
Reconhecer as contribuições da música no desenvolvimento das crianças;
Hipóteses:
A ultilização da música na influência e processo de construção do conhecimento da criança permitindo que ela conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal e como reforço no desenvolvimento cognitivo/lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.
Alessandra Gabriela Casseano Alves
Revisão de Bibliografia: “O despertar sonoro e musical dentro da escola deve estar ligado diretamente às atividades mentais e corporais que as crianças exercem em seu dia a dia, visto que essas atividades permitem ao aluno conhecer a si mesmo, desenvolvendo seus esquemas comunicativos. A música tem forte influência nessa formação, além de ser um importante auxilio no desenvolvimento cognitivo, psicomotor e sócio-afetivo”. (COSTTA, 2012, p.11).
“Nesta perspectiva, o fazer musical, a exploração sonora, a expressão corporal, o escutar e o perceber com significado, a improvisação, a composição, a comunicação de sentimentos, a experiência social e a utilização dos instrumentos do cotidiano tomam lugar de destaque na prática docente através do jogo que dá prazer, espaço de múltiplas descobertas que conduzem à sistematização da experiência, a partir da qual se estruturarão as habilidades musicais específicas”. (BEYER, 1999, p.60).
“As canções brasileiras constituem um manancial de possibilidades para o ensino da música. A música pode fazer parte das