A importância da língua portuguesa no contexto mundial
A partir de janeiro 2008, Brasil, Portugal e os países da comunidade lusófonos de língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé, e Príncipe e Timor Leste) terão ortografia unificada.
O português é a terceira língua ocidental mais falada após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critério para exames e certificados de estrangeiros. (citada por http: //www. mundoeducacao.com.br/geografia/paises-que-falam-portugues.html)
Com a modificação propostas no acordo, calcula-se que 1,6 % do vocabulário de Portugal sejam modificados. No Brasil, a mudança será bem menor, 0,45 % das palavras terão a escrita alterada.
Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronuncia típica de cada país.
O Brasil é o único país de língua portuguesa na América. O português falado no Brasil colonial sofreu influências significativas das línguas indígenas, africanas e também de imigrantes europeus que se instalaram no centro-sul. Explicam-se assim, as diferenças regionais de pronúncia e vocabulário verificadas, por exemplo, no Nordeste e Sul do país. Mesmo assim, a língua mantém a uniformidade gramatical em todo o território.
O Português é a quinta Língua mais falada no mundo graças aos descobrimentos dos países da CPLP por este motivo, é necessário manter e conservar o Português, sobretudo nas ex-colônias. O instituto de Camões faz um belíssimo trabalho neste campo porque se encontra espalhado pelo estrangeiro ajudando a promover a nossa língua pelo mundo fora.
Dar a conhecer a Língua Portuguesa no Mundo é importante porque pode atrair mais pessoas para cá e o nosso turismo a crescer. Se assim acontecer não estaremos isolados do resto do mundo, o Brasil é o mais importante pais lusófonos, com uma população que se aproxima rapidamente dos 200 milhões de