A importância da logística
Segundo Hara (2011, p. 13) a logística:
Já existia desde o inicio da civilização, tendo surtos de desenvolvimento na idade Antiga, em especial no Egito, Grécia, china é Mesopotâmia. Fabulosas obras, tais quais as pirâmides do Egito e as muralhas da china, só exemplificar, ainda trazem alguns enigmas não decifrados pelos experts, quanto á operacionalização dos processos construtivos.
Porém, o termo logístico somente foi reconhecido após a segunda guerra mundial, devido estratégias utilizadas pelos guerrilheiros para abastecer todas as frotas por meio da armazenagem de seus alimentos.
De acordo com Larrañaga (2008, p.45) a logística passou por alguns períodos:
1950-1980: com o desenvolvimento do Marketing, as décadas de 1950 e 1960 representam o período de decolagem da Logística. Ainda na década de 1950 foi realizado um estudo para determinar o papel do transporte aéreo na distribuição física, quebrando um antigo paradigma relacionado com o custo elevado desse modal.
O conceito logístico foi reconhecido após o ano de 1950, devido o crescimento dos meios de distribuição para facilitar a movimentação de produtos.
Segundo filho (2011, p. 23) a logística continua se desenvolvendo:
No período dos anos 60 até os anos 70 começa uma visão integrada das funções internas, explorando - se aspectos como custo total e uma visão sistêmica do processo produtivo. Em virtude do começo de uma competitividade mundial mais acirrada, os processos produtivos começam a entender a importância de se adicionar serviços aos produtos, como forma de agregação de valor, enquanto que a logística deve procurar melhorar os sistemas de distribuição, uma vez que existe a necessidade de se conquistar novos mercados.
Nessa época a logística começou a ser reconhecida como um ponto estratégico para ampliar o capital e recursos das