A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1080 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO
O título desta história foi sugerido pelo meu filho de quatro anos, Bernardo, que adora ouvir contos. Chama-se João e Maria, do autor Andersen Grimm. A história conta um pouco das aventuras de dois irmãos que, por ordem da madrasta, são abandonados na floresta pelo próprio pai. Lá, sozinhos, eles encontram uma casinha onde existe uma bruxa que quer devorá-los. Mais tarde descobrem que a casa é feita de chocolate.
A ideia de ler essa história para uma criança de quatro anos é mostrar a existência de um clima de mistério e expectativa e, assim, ter como objetivo aguçar a curiosidade e o interesse entre o mundo real que a cerca e o imaginário que existe nela. Nessa fase, a criança gosta de ouvir a história inúmeras vezes. É a fase: “conta outra vez”!
É necessário mencionar sobre a importância das disciplinas do 4º semestre, sendo um passo fundamental para a integração e a influência no processo educativo. Começamos a trabalhar o fator principal: nossas crianças de zero a cinco anos e, assim, vemos como é complexo fazer parte desse “mundo” grandioso e desafiador que é a Educação Infantil.

RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

A história foi contada durante a noite, enquanto o Bernardo estava deitado na cama dele. É neste lugar e nestas condições que ele mais gosta de ouvir e ficar. Ele prefere ficar deitado e comigo ao lado, porque observa atentamente a cada imagem do livro. No caso dele, contar histórias a noite é melhor, pois é um momento em que está relaxado e presta mais atenção.
De início o Bernardo já apontou na figura quem era o pai do João e da Maria. Perguntei: como você sabe filho? Ele respondeu: por que ele está com o machado mamãe.
Continuei lendo para ele, que estava muito concentrado no que eu falava de repente outra pergunta: Mamãe, porque a arvore fala? Perguntei

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas