A importância da leitura no ensino fundamental
Ana Cristina do Nascimento[2]
Clarê Mochinski Oliveira[3]
Iara Kaçiani Teles de Noronha Ferreira[4]
RESUMO
Este artigo tem como objetivo mostrar a importância da leitura na formação de alunos conscientes e críticos do ensino fundamental, onde os mesmos possam fazer do ato de ler uma condição essencial para viver em sociedade e entender suas transformações. Esta pesquisa buscou por meio de observações e análise compreender o processo do ensino e do hábito de leitura. A partir das oficinas e das atividades do GESTAR II, desenvolveu-se o trabalho enfatizando a importância da leitura no contexto escolar, na tentativa de amenizar a problemática falta de leitura e suas consequências no processo de ensino-aprendizagem e seus reflexos na formação do aluno.
Palavras-chave: Leitura, alunos, formação.
INTRODUÇÃO
Os processos de leitura vêm sendo discutidos nos diversos segmentos da educação, destacando-se a sua importância para a aquisição do conhecimento, da cultura, do saber e da conscientização política, diante dos desafios do mundo. Saber interpretar o que lê tornou-se, pois, condição indispensável para o acesso a qualquer área do conhecimento e, mais ainda, à própria vida do ser humano, uma vez que a leitura apresenta função utilitária e transformadora da sociedade.
A falta de leitura não se concentra apenas no ensino fundamental, mas prossegue no ensino médio e, por efeito dessa constatação, alcança o ensino superior. Sendo assim, alunos com deficiência na leitura não chegarão à universidade adotando práticas sistemáticas de leitura. Embora a problemática da leitura esteja em todos os níveis da educação. Sabemos que a leitura está relacionada com o sucesso acadêmico do ser que aprende. No entanto, escrever e ler são atos complementares: um não pode existir sem o outro. Sendo assim, para escrever bem, o aluno terá na leitura o