A importância da Graduação em Saúde Coletiva
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
GESTÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SÁUDE
ESPAÇO INTEGRATIVO VI
ATIVIDADE AVALIATIVA
ATIVIDADE DE REPOSIÇÂO REFERENTE AO ESPAÇO INTEVRATIVO
DOCENTE: Renata Melo Maroto
DISCENTE: Douglas Wanderley
NATAL/RN
DEZEMBRO DE 2014
ALUNO; DOUGLAS WANDERLEY GOMES RIBEIRO
PROFESSOR ORIENTADOR(A): RENATA MELO MAROTO
ATIVIDADE DE REPOSIÇÂO REFERENTE AO ESPAÇO INTEVRATIVO
A importância da Formação em saúde coletiva para a gerência/gestão em saúde, evidenciando o papel deste profissional em efetivar experiências exitosas no serviço.
NATAL/RN
DEZEMBRO DE 2014
Introdução
Todos os indivíduos, desde o nascimento a fase final de sua vida, têm direito aos serviços de saúde gratuitos no Brasil. O SUS – Sistema Único de Saúde reúne uma gama de serviços, políticas e sistemas ao qual os mesmo se intercalam dando funcionalidade a prestação de saúde no país. Contudo é complexo e dificultoso operacionar esse grandioso sistema, pois ainda existem muito nós, que impedem o desenvolvimento desse sistema, a burocracia, os atos politiqueiros os impasses e as quebras de ligação entre os diversos pontos da rede, são alguns desses nós que impedem o desenvolvimento do SUS no Brasil.
Para minimiza e solucionar alguns desses problemas foi discutido e pensando na criação da graduação em Saúde Coletiva, a partir de experiências que resultaram em êxito, postas em outros países, no Brasil a algum tempo vem se discutindo esse assunto. Devido a grande escassez nas informações além da má distribuição dos recursos, e muitos outros pontos de entravamento. o curso de graduação em saúde coletiva vem com o objetivo de mudar o cenário atual ao qual nos encontramos.
O profissional em saúde coletiva promove técnicas e os conhecimentos usados para intervir nos problemas e situações relacionados à saúde da população em geral ou de determinado grupo, com o objetivo