A importância da gestão de risco para redução do passivo trabalhista nas micro e pequenas empresas[1]
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE RISCO PARA REDUÇÃO DO PASSIVO TRABALHISTA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS[1]
Alessandra A. Silva Medina
Claudio Xisto Vilela
Fernanda F. de Souza
Regiane L. N. G. da Silva
Wallace Ribeiro[2]
RESUMO: Este artigo visa evidenciar a importância da provisão do passivo trabalhista, dentro das pequenas e micro empresas, pois a falta de excelência em gestão pode causar um prejuízo de impacto no resultado. A prevenção é a melhor forma de reduzir os possíveis passivos trabalhistas das organizações, a contabilização de seu passivo trabalhista exigível, proveniente de folha no período de competência, impedindo assim um descontrole financeiro, a organização que deseja permanecer com estabilidade no mercado, precisa contar com uma gestão estratégica, com qualificação de equipe e um conhecimento da legislação trabalhista e tributaria vigente.
PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Risco; Micro e Pequena Empresa; Passivo Trabalhista; Provisão do Passivo Trabalhista.
1 INTRODUÇÃO
Segundo as diretrizes institucionais, a Atividade de Simulação Profissional e Integrada (ASPI), articula a teoria e a prática nos processos de ensino no cenário em que a educação está inserida atualmente.
A ASPI tem como finalidade o desenvolvimento de habilidades e competências permitindo aos alunos se ingressarem em organizações como profissionais com características empreendedoras. Aptos a delegar, controlar tarefas e atuar no mercado de trabalho, sendo capazes de gerar informações úteis, otimizando os resultados diante dos recursos humanos e financeiros que possuírem, visando o crescimento e o equilíbrio econômico e sistêmico da organização.
O tema do trabalho visa possibilitar aos alunos a terem uma percepção do quanto o passivo trabalhista é prejudicial às organizações e, o quão importante é combater esse tipo de passivo que é hoje um sério problema nas empresas.
A temática