A Importância da família (Cp) EFA-SEC
1.1) A presença da família é de grande importância no desenvolvimento de uma criança porque prepara-os para os dispositivos exteriores e educa-os de forma adequada.
1.2) Uma família composta por um casal casado e seus filhos, cabendo o pai a função de sair para trazer o pão de cada e a mãe de zeladora do lar e educadora dos filhos, é uma família tradicional.
1.3) Em comparação com a família tradicional, atualmente as famílias são definidas por vários agregados que podem ser formados por casais homossexuais, apenas por um dos progenitores ou por outros membros da família que podem dar-lhes educação como tios, primos e avós. Mesmo que não sejam as famílias de algumas décadas são também a base para a formação de crianças para que se tornem indivíduos capazes de viver e sobreviver socialmente.
2) Com o decorrer dos anos e com a evolução das sociedades as famílias consideradas tradicionais também sofreram alterações. Muito creem que uma criança criada por uma família não tradicional não têm uma educação correta porque mesmo que seja ensinado apenas pela progenitora acreditam na falta da orientação do pai e vice-versa. As famílias constituídas por indivíduos do mesmo género sexual gera alguma polémica na sociedade atual devido a grande falta de moral de vários seres humanos, incapazes de compreender que educação, correção, castigo, moral e humildade qualquer pessoa pode ensinar e dar a seus filhos independentemente de sua orientação sexual do educador desde que considerem-se uma família capaz de crescer e integrar-se na sociedade não esquecendo de sua maior prioridade, ver o resultado de aprendizagem e desenvolvimento herdados por seus filhos provenientes de seus pais.
A adoção por casais homossexuais envolve muita burocracia e na maioria dos países e culturas não é permito tal ação. Esse assunto aborda muitas outras temáticas como a aceitação desses casais pela sociedade e a legalização do casamento por indivíduos com a mesma orientação