A importância da etica nas atividades humanas
A palavra Ética vem do grego ethos tendo com significado modo de ser, caráter. Ao traduzir para o latim ethos quer dizer Mos que significa costume, palavra esta que surgiu a moral. Segundo o dicionário Aurélio, Ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
É comum ligarmos o sentido de ética com palavras como justo, honesto, correto entre outros adjetivos. Porém é necessário conhecermos os costumes e cultura de uma sociedade para que possamos julgar ético ou não a conduta de um membro da mesma. Portanto a ética é basicamente constituída pelos valores e obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, isto é, as virtudes. Estas são realizadas pelo sujeito moral, ou seja, a pessoa, principal constituinte da existência, sendo assim, ética é imprescindível nas relações humanas, pois a falta dela só deixaria tais relações transbordas de desconfiança e passariam a não mais existir, pelo menos não como estamos acostumados. Ações como estas e outras tantas enfraquece as atividades interpessoais, tais atividades são construídas através da confiança e firmadas sob a moral e os bons costumes. Não vamos deixar que nossas prioridades venha acima disto, façamos da ética nossa maior prioridade.
A Ética na conduta Humana
Como pode ser compreendido, o significado da ética está inteiramente ligado a ações e relações entre o ser e a sociedade, porém são essas ações que manifestadas pelo individuo terão uma repercussão para com mesma. Por fim podemos denominar essas ações como conduta ética ou conduta humana. Para que haja conduta ética ou conduta humana é necessário que cada sujeito membro de uma sociedade distinga entre o certo e o errado, o bem e o mal, o permitido e o proibido entre os outros.
Porém para que esse sujeito possa existir