A importância da ética nas atividades humanas – as virtudes éticas (coragem)
Professora:
Curso: Administração (V.O)
A importância da Ética nas atividades humanas – As virtudes ética
“A coragem é primeira das qualidades humanas porque garante todas às outras”
Aristóteles
INTRODUÇÃO – ÉTICA x MORAL
Atualmente é comum ouvirmos no dia-a-dia ou até mesmo dentro de um ambiente organizacional as palavras “Ética” e “Moral”. Entretanto, existe certa dificuldade na distinção de ambas as palavras. Afinal, qual a diferença entre Ética e Moral?
De acordo com sua etimologia, a palavra “Moral” tem sua origem no latim “mores”, que significa “costumes”. Portanto, Moral pode ser esclarecida como o conjunto de normas adquiridas pela educação, tradição e cultura, que regulam o comportamento do homem na sociedade. Em resumo, a Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra “Ética” vem do grego “ethos”, que significa “modo de ser”. Motta (1984) definiria essa palavra como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”. Em outras palavras, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
De acordo com estudos, a Moral sempre existiu, já que todo ser humano possui, de alguma forma, a consciência Moral, que o faz distinguir o bem do mal no ambiente em que vive. Entende-se que a Moral surgiu assim que o homem passou a fazer parte de grupos, ou seja, no nascer das sociedades primitivas. A Ética teria surgido com Sócrates, por exigir maior grau de cultura. Os estudiosos dizem que ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir principalmente por convicção e inteligência, e não só por tradição ou hábito. Relacionado Ética e Moral, a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis. A diferença prática entre Moral e