A importância da Estatística para as Empresas no Mercado Brasileiro
Utilizada na tomada de decisão a estatística atua lado a lado com os empresários e o cotidiano empresarial. Além de permitir fácil visualização de informações, é possível apresentar gráficos e tabelas na demonstração de resultados.
A atividade de administrar uma empresa já é dificil e se torna ainda mais, quando o empresário não se prepara para isso e não se rodeia de mecanismos que facilite a sua empreitada. A estatística ajuda na solução de problemas, com seu método simples de ser aplicado, faz com que o empresário possa estar bem preparado para encarar o atual mercado que é tão competitivo e enfrentar a concorrência.
Além de auxiliar as empresas na tomada de decisões, a estatística também está ligada a outros aspectos tais como produtividade, planejamento, orçamento, finanças entre outros, desta forma analiza-se lucros e prejuízos sobre determinados produtos através de sua qualidade e aceitação que este terá no mercado, o aumento ou diminuição de sua aquisição, o nível de satisfação dos funcionários em relação à empresa entre outros, através de um método cientifico eficaz trazendo inúmeros benefícios com pequenas chances de erros e sendo bem aproveitada pelas mesmas.
Um dos fatores determinantes é o planejamento financeiro que avaliará os lucros ou prejuízos, projeção de gastos futuros, investimentos, sempre atento às oscilações do mercado, se há inflação ou deflação e se nossa moeda esta valorizada.
É nesse contexto, que a estatística entra com seus métodos preestabelecidos e sua metodologia simples, resolvendo as dúvidas e fazendo com que o empresário esteja preparado para o mercado atual, sua competitividade e concorrência. Contadores e pessoas especializadas facilitam o entendimento destes dados.
Logo, constatamos que a estatística é de suma importância para o sucesso dos empreendimentos, o qual seria impossível sem um mínimo de planejamento, sendo este realizado apenas