a importância da doação de sangue
Digite o que você quer buscar:
Home » Saúde » Doação de sangue » A importância da doação de sangue
20/06/2012 08:48
A importância da doação de sangue
Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura
Entenda a função do sangue
O sangue é um composto de diversos tipos de células que tem como função a manter a vida do organismo, levando oxigênio, participando da coagulação e protegendo contra possíveis infecções.
A importância da doação. Uma ação que pode salvar vidas!
Todos os anos, aproximadamente 93 milhões de bolsas de sangue são colhidas em todo o mundo. Apesar de aparentar um número elevado, a doação ainda é critica se considerarmos os milhares de pacientes que ficam em fila de espera para fazer uma transfusão, principalmente em países de baixa e média renda.
Os governos, em muitos casos, tem se esforçado para manter os estoques em condições regulares, mas devido à escassez de sangue, fica praticamente impossível manter esses acervos.
Uma pesquisa realizada em 173 países, pelo organismo internacional, apontou que as taxas de doações representam menos de 1% da população em 77 dessas nações.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, o índice recomendado varia entre 3% a 5% de doadores, por ano. No entanto, o Ministério da Saúde informa que somente 1,9% dos brasileiros doam sangue, o que representa um número consideravelmente baixo.
Mobilização por parte do Ministério da Saúde
Para ampliar a quantidade de doadores voluntários, o Ministério da Saúde tem apostado na divulgação por meio de redes sociais, em rádio, estádios de futebol e nas lutas do UFC. Os investimentos na rede nacional de sangue e hemoderivados foram ampliados em 115%.
A ação nas redes sociais é direcionada aos usuários cadastrados, que poderão fazer a doação no hemocentro mais próximo, poupando tempo na procura e colaborando com milhares de pacientes. No Facebook, o banco virtual, como é