A importância da contabilidade para a gestão pública e privada
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.......................................................................7
GESTÃO EMPRESARIAL DO AGRONEGÓCIO.........................................................8
A SIMULAÇÃO EMPRESARIAL NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO?............................................................................8
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................11
REFERÊNCIAS..........................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Se uma instituição pública, não possui controle das suas decisões, fundamentadas em informações corretas, essa pode obter déficit em vez de superávit, trazendo assim um sério prejuízo a nossa sociedade, que muitas vezes desconhece o uso dos recursos públicos. A Contabilidade Pública constitui hoje um dos ramos mais complexos da Contabilidade, mas de menor divulgação, da mesma forma que é reduzido o número de profissionais especializados na área.
A Contabilidade Pública é tão importante quanto a contabilidade que é aplicada nas empresas privadas. Ela não deve limitar-se tão somente a prestar contas aos cofres públicos, através de dispositivos legais e constitucionais, mas buscar transparência nos demonstrativos financeiros. Isso permitiria que todos os cidadãos pudessem compreender as ações dos governantes e fazer uma análise crítica verificando, assim a atuação dos vários órgãos no que diz respeito à subtração de parte do patrimônio público por meio de tributos.
A Contabilidade Pública, no exercício de suas funções, tem que ser um instrumento de alcance e manutenção dos interesses públicos, os quais devem estar sempre voltados ao atendimento à sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
Demonstrações contábeis de órgãos públicos:
a) Balanço Orçamentário
Segundo o Art. 102, da Lei n° 4.320/64, o Balanço