A importância da contabilidade no rio+20
Reconhecemos a necessidade de estabelecer um processo que visa concordando, e desenvolver um sistema confiável e robusto global para contabilidade da sustentabilidade nacional e relatórios. Necessidade de um compromisso global sobre relatórios de sustentabilidade corporativa que promove e incentiva grandes empresas privadas e públicas para levar as questões de sustentabilidade em consideração na condução de suas atividades e integrar as informações de sustentabilidade dentro de seus relatórios ciclos.
Apelamos para uma contabilidade exata do social e custos ambientais na tomada de decisão econômica, elaboração de políticas e encorajar os países a fazer mais esforços para fornecer a longo prazo incentivos e desincentivos para promover práticas sustentáveis. Nós reconhecemos que os governos podem optar por instituir mecanismos de mercado inovadores baseados em criar incentivos para as empresas a avançar para padrões mais sustentáveis de produção e ter uma visão mais ampla sobre rentabilidade. Ao mesmo tempo, reconhecemos que, para garantir crescimento econômico com eqüidade, a erradicação da pobreza, desenvolvimento social e inclusão, mecanismos baseados no mercado precisa ser acompanhada por um âmbito das políticas sociais a nível nacional e das instituições que funcionem bem em todos os níveis.
O setor financeiro sugere no documento a participação governamental nesse processo criando, por exemplo, incentivos fiscais à valoração do capital natural e prestando contas sobre a contabilização no uso do capital natural ao divulgar os gastos públicos. Reconhecemos, também, as limitações do PIB como medida de bem-estar e crescimento sustentável. Como complemento de medição do PIB, pretendemos continuar a desenvolver métodos de contabilização de capital