Pequena cronologia do desenvolvimento contábil no Brasil
PEQUENA CRONOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CONTÁBIL NO BRASIL
Resenha crítica apresentada na disciplina de Metodologia, no curso Ciências contábeis da Faculdade Projeção, para a avaliação referente ao 5º módulo de ensino.
DATA:
O artigo Pequena cronologia do desenvolvimento contábil no Brasil: Os pensadores, a padronização contábil e os congressos brasileiros de contabilidade, de Ivam Ricardo Peleias, professor doutor do curso de mestrado de contabilidade e controladoria da Unifecap, e de João Bacci, mestre em contabilidade e controladoria pela Unifecap, foi publicado em jul/ago/set de 2004 pela Revista Administrativa On line – FECAP – Volume 5 Nº 3, p. 39-54. Trata-se de uma obra constituída por: 1-Introdução; 2- Breve retrospectiva sobre o desenvolvimento profissional contábil no Brasil – do século XIX à década de 20 do século XX; 3- Os esforços pioneiros pelo reconhecimento da profissão; 3.1 Os primeiros esforços; 3.2 Os esforços do Senador João Lyra - década de 20 do século XX; 3.3 As primeiras discussões sobre a padronização contábil – 1926; 3.4 As décadas de 30 e de 40 do século XX – a exigência da assinatura dos livros e documentos contábeis por profissional da contabilidade, a equiparação de direitos e a criação do sistema CFC/CRC’s; 4- Os primeiros congressos brasileiros de contabilidade e sua colaboração no desenvolvimento da profissão; 4.1- I congresso brasileiro de contabilidade; 4.2- Os congressos subsequentes.
Neste artigo os autores, Peleias e Bacci, apresenta uma retrospectiva cronológica sobre o desenvolvimentos e reconhecimento da profissão contábil.
A obra enfoca os acontecimentos relevantes ao desenvolvimento da contabilidade no Brasil entre os séculos XIX e XX relatando os movimentos iniciais, a criação dos primeiros cursos de ensino comercial, as obras pioneiras editadas, implantação de um Sistema de Contabilidade Pública em São Carlos, Estado de São Paulo; esforços, primeiras discussões e ações