A importância da arte na educação infantil
Segundo BUORO (2003), uma das primeiras aparências de existência humana na Terra são as imagens desenhadas nas cavernas, que hoje chamamos de imagens artísticas.
As primeiras imagens anuladas nas cavernas, no período Paleolítico, é a representação figurativa. Já as imagens pertencentes no período Neolítico é as representações abstratas, então a produção artística sempre se manifestou, nos dois pólos distintos: figurativa e abstrata.
A arte se faz presente, desde, das manifestações que se tem conhecimento, linguagem e relação homem/mundo.
A arte abstrata no homem aparece como necessidade elementar e vital. Está ligado às práticas, lógica, ciência e do método científico. E a arte figurativa no homem tem relação direta com a natureza.
“Ao desenhar nas paredes das cavernas e fabricar cestarias e cerâmicas, o homem “primitivo” era im- pulsionado pelas mesma questões de sobrevivência que motivariam o homem do Renascimento e do século
XX. A arte, então aparece no mundo como forma de or- ganização, como modo de transformar a experiência vivida em objeto de conhecimento que se desvela por meio de sentimentos, percepções e imaginação. Assim ela abarca um tipo de conhecimento a partir de univer- sos sensíveis e idéia da apreensão humana da reali- dade”. (Buoro,2003)
O homem era impulsionado pela sobrevivência, daí surgi a expressão do homem, que interpreta sua própria natureza, construindo formas ao mesmo tempo em que se descobre, inventa