a importância da agua
Antes de tudo é sempre bom lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo. Levando em conta que a população mundial atual é de sete bilhões de habitantes e continua crescendo, é de fundamental importância que o ser humano busque formas de usar a água de forma racional e inteligente. Economizar água para que não falte no futuro é o grande desafio ambiental neste início de milênio.
Importância da água doce para os seres humanos (principais usos da água):
- Funcionamento e manutenção do corpo humano.
- Irrigação na agricultura (produção de alimentos para os seres humanos). Uso também na pecuária (criação de gado).
- Funcionamento dos ecossistemas (fauna e flora), tanto aquáticos quanto terrestres.
- Uso da água na produção industrial (bens materiais, medicamentos, alimentos industrializados, etc.).
- Geração de energia nas usinas hidrelétricas.
- A evaporação da água doce das principais fontes hídricas (rios, lagos, açudes e represas) é importante na formação de chuvas e da umidade do ar.
Cerca de dois terços da superfície da Terra são cobertos pela água, seja em estado líquido - oceanos mares, lagos, rios e água subterrâneas, seja em estado sólido - geleiras e neve. Uma parcela significativa dessas águas encontram-se em permanente circulação, sob a ação do calor do sol e dos ventos, se transformam em vapor, constituindo o chamado ciclo da água ou ciclo hidrográfico, cuja importância é vital para a biosfera, ou seja, para o conjunto dos seres vivos da Terra e seus habitats. Parte do vapor é produzido também pela transpiração dos organismos vegetais e animais. Num só dia uma árvore de grande porte pode chegar a evaporar até 300 litros de água.
Nas partes mais altas, a atmosfera