A importância da administração
Ronecy Mercês de Lima
Aluno do 1° semestre do curso de Administração
Faibra – Faculdade Integrada do Brasil
11/09/2014
1 INTRODUÇÃO
Ao contrário do que muitas pessoas pensam abrir uma empresa não é simplesmente dispor do capital necessário para se começar determinado negócio e cuidar da parte burocrática. Para que uma empresa prospere, é necessário saber gerenciar corretamente as finanças, os recursos humanos, os equipamentos, enfim, tudo que dela faz parte. Daí decorre a importância da administração. Uma empresa bem administrada tende a ganhar cada vez mais espaço no mercado e, consequentemente, a crescer.
Certos de que uma boa administração é, portanto, de crucial importância para a vida de uma empresa, é que nos debruçamos sobre este assunto.
2 A importância da administração
Segundo o dicionário Aulete Digital, a palavra administrar veio do latim administrare e significa dirigir ou gerir (instituição, negócio, país, região etc.), ou ainda tratar de (situação etc.), operar; controlar. Combinando estas duas definições e indo mais além, pode-se afirmar que administrar uma empresa perpassa pelo simples ato de dirigir ou gerir e diz respeito ao controle sutil, inteligente e eficaz que nela se faz.
Ao tratar do conceito de administração, no entanto, Santos (2003, p. 2) vai mais além afirmando que a palavra sofre uma radical transformação no seu significado original. A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação empresarial através de planejamento, organização, direção, controle de todos os níveis da empresa a fim de atingir os objetivos. Assim, observa-se que uma empresa bem administrada é aquela cujo administrador se preocupa não apenas com a parte burocrática, mas também com o elemento humano e os objetivos a serem alcançados. O processo de administrar é, portanto, Segundo Maximiano (citado por Souza, 2013, p. 1) “inerente a qualquer situação onde