Animais peçonhentos (cobras)
Curso: Técnico de Segurança do Trabalho
Módulo II
Trabalho
Animais Peçonhentos (Cobras)
Grupo: Carlos Lopes da Silva
Kaio Reis
Animais
Peçonhentos
Cobras
Cobras Peçonhentas
Definição:
São aquelas que representam risco de acidentes, pela picada, e cujo veneno ocasiona diversos sintomas.
Podem conduzir à morte caso não haja tratamento específico adequado.
Cobras Peçonhentas
Características
A característica que deve ser observada é a presença da fosseta loreal (orifício entre o olho e a narina) existente em todas as serpentes peçonhentas das Américas, com exceção das corais verdadeiras. Cobras Peçonhentas
Tipos de cobras
Cascavel (Crotalus durissus)Serpente peçonhenta que habita áreas abertas, como campos e cerrados. É vivípara e se caracteriza por possuir um chocalho na ponta da cauda, formado por diversos guizos. Cada muda acrescenta um novo guizo, e o número de guizos, portanto, não representa a idade da serpente em anos.
A cascavel (Crotalus sp.) é famosa por seu chocalho. Localizado na ponta da cauda, o chocalho serve para avisar – tem uma cascavel por perto – e espantar animais maiores, que poderiam machucar a serpente. Ele é formado aos poucos: a cada troca de pele, a cascavel mantém um pouco dela amarrada na ponta. Com o tempo, esses pedaços de pele viram guizos que fazem o famoso barulho de chocalho desta cobra. O veneno da cascavel provoca visão dupla e paralisa os músculos da vítima.
Coral Verdadeira
(Micrurus)
São serpentes peçonhentas normalmente pequenas e de colorido vistoso, com anéis vermelhos, pretos e brancos ou amarelos em sequências diversas.
Possuem hábitos fossoriais
(vivem embaixo da terra) e são ovíparas. A picada das corais verdadeiras (Micrurus sp.) é mortal. O veneno delas paralisa o músculo do diafragma, impedindo a respiração da vítima. Entretanto, elas não são