A importâncaia da Psicoterapia
1175 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁCENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA TTP I
PROFESSORAS: MICHELLE STEINER e VILMA PAIVA
Sinopse de textos
Abnadab de Melo Martins
Fortaleza,
Abril de 2013
O primeiro texto relata acerca da importância da psicoterapia para a vida de quem a procura, de como tal processo deve ser conduzido no sentido de favorecer o crescimento do cliente. Em sentido mais amplo, temos que a terapia é o processo no qual o cliente passará por uma fase de reestruturação dos seus valores, também análise dos mesmos. É importante ressaltar que esse mergulho no autoconhecimento e evidenciação da sombra às vezes pode se constituir como sendo como doloroso. E talvez seja justamente isso que a dê propulsão, pois uma terapia sem sofrimento se direciona ao fracasso. É indispensável que seja uma motivação concreta e não apenas um movimento de precipitação. Tudo começa a partir do momento em que a pessoa decide trilhar esse caminho em busca de si. Nesse interim, elencamos vários pontos que são importantes serem investigados no objetivo de otimização do processo aqui colocado.
Iniciando pelo tipo de pessoa que procura a terapia, podemos nos interpelar se a pessoa está indicada para dar início ao processo. A resposta para isso é sim, todas as pessoas podem começar uma terapia, porém estejamos atentos ao momento de cada um, se ela está ou não disposto a dispender energias nessa vivência. Compreende-se que a psicoterapia está assentada no tripé: relação do cliente consigo, relação do cliente e a psicoterapia, relação do cliente com o mundo. É interessante verificar como está a função homeostática da pessoa que procura o terapeuta, pois a partir daí é que se pode mensurar até que ponto é satisfatório ir avançando na terapia.
No que concerne ao tipo de sintomatologia, existem três tipos de clientes que recorrem à psicoterapia. Pessoas com problemas existenciais, aquelas que são as chamadas neuróticas e as que são