A importancia do regime tributario
No que se refere aos tributos, para definir o sistema mais adequado para cada empresa é importante observar algumas características relacionadas à tributação ordinária, aquela que se pratica no dia a dia.
O Planejamento tributário é de total importância, pois é o passo mais importante para o sucesso da empresa.
A maior dificuldade de quem abre uma micro ou pequena empresa não é somente a alta carga tributaria, mas também o desconhecimento dela.
Há três tipos de regimes tributários que podem ser adotados pelas empresas
Simples Nacional – Regime especial de arrecadação. Participa do Simples nacional Empresas de Pequeno Porte, Microempresas e empreendedores individuais. Seu diferencial é a aglutinação de oito impostos (IRPJ, IPI, CSLL, Confins, PIS, INSS, ICMS, ISS)
Lucro Presumido – Sua base de calculo é obtida por meio de aplicação de percentual definido em lei sobre a receita bruta.
Lucro Real – Os cálculos para recolhimento dos impostos incidem sobre os ganhos reais da empresa. Esse regime é indicado para empresas cuja margem de lucro não seja grande.
O planejamento tributário é de extrema importância e deve ser efetivado anualmente pelos administradores empresariais, relativamente às opções, do Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido, pois a situação individual da empresa pode mudar de um ano para outro.
A constituição garante aos contribuintes o direito de estruturar seus negócios, como melhor entenderem. O planejamento tributário é uma atividade preventiva e ao escolher um modelo que diminua a carga de impostos recolhidos, as empresas conseguem aproveitar melhor seus recursos e direcionar investimentos para o crescimento da mesma.