a importancia do pedagogo
A importância da História da Educação e da Política e Organização da Educação Básica pressupõe que precisamos saber de onde partimos para traçarmos a rota para onde queremos chegar. Não há como trabalhar em algo sem conhecer sua história, lutas e conquistas ao longo do tempo.
No texto, Cortez pontua que a educação escraviza e liberta ao mesmo tempo, e que a história da educação vai se constituindo junto com a história da humanidade, elas se entrelaçam e perpassam pela forma com que a sociedade tem por concepção no momento, ou seja, houve um tempo em que a educação infantil era de responsabilidade familiar, e a educação extra-familiar era para as elites, concentrando na educação secundária e superior.
Com o passar do tempo, as concepções foram mudando e novos movimentos surgiram, alterando as formas para atender as crianças. É um exemplo disso, os movimentos das mães para creches e pré-escolas, relatado pela educadora Maria Malta Campos, na década de 1980, resultando na educação infantil como primeira etapa da educação básica brasileira, apresentada em duas fases: creches de 0 a 3 anos e pré-escola dos 4 aos 5 anos .
As transformações na educação é algo novo e que também compreende dentro dela a formação do professor. Um pedagogo que se prepara para iniciar na educação precisa conhecer a história da mesma, as políticas públicas e as concepções que cercam sua carreira, para aí sim também traçar suas escolhas e concepções que nortearão sua prática pedagógica.
Tendo em vista o desafio dos educadores consiste em priorizar os alunos auxiliando-os a se tornarem sujeitos da história, formando uma sociedade de indivíduos conscientes do valor da cidadania e que, de fato, escrevem sua história com dignidade culminando na preparação de um mundo melhor.