A importancia do Ludico na Educação Infantil
CURSO DE PEDAGOGIA EAD
Tema: A importância do lúdico na educação infantil.
Jocyana de Sousa Ramos– Matrícula: 201102339831
LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO PRELIMINAR
1) MACEDO, Lino. Jogos, psicologia e educação : Teorias e Pesquisas. São Paulo: Abril, 2010.
O doutor Lino de Macedo nasceu em Frutal, Minas Gerais em 12 de Novembro de 1944, filho de Sr. João Magalhães Macedo e de dona Geralda Silva Macedo. Ele é casado com a psicóloga e psicanalista Dra. Elza Mendonça de Macedo, com quem teve três filhos Valéria, Gabriela e Pedro (este prematuramente falecido).
2) VYGOTSKY, L.S. (1896 – 1934).
Lev Semenovitch Vygotsky foi um cientista bielo-russo. Pensador importante em sua área, foi pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida. De acordo com Vygotsky, a brincadeira é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos essenciais para a construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se insere.
3) KISHIMOTO, Tizuko. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação: A importância do jogo na aquisição de conhecimento. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Tizuko Morchida Kishimoto dá aulas na graduação e pós-graduação, nas áreas do brinquedo, educação infantil e formação do professor. Também exerce as funções de coordenadora do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos (Labrimp) e do Museu da Educação e do Brinquedo (MEB). Pedagoga, com doutorado e pós-doutorado em educação, tem vários livros publicados sobre assuntos relacionados a jogos, brincadeiras e educação infantil.
4) CLAPARÈDE, Édouard. A escola sob medida: O discurso pedagógicoco do governo. 3 ed. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura,1973.
Édouard Claparède nasceu em Genebra, Suíça, em 1873, numa tradicional família calvinista. Logo