A importancia do estagio
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS
CAMPUS SÃO JOÃO EVANGELISTA
COORDENAÇÃO GERAL DE PESQUISA E EXTENSÃO - COPEX
ORIENTAÇÕES SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR:
CONCEPÇÕES, ESTRUTURA DO PROJETO E RELATÓRIO DE ESTÁGIO
O Estágio Supervisionado Curricular de todos os cursos do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia Minas Gerais – Campus São João Evangelista objetiva responder a uma demanda de compreensão mais abrangente e contextualizada do estágio para além da pretensa dicotomia entre atividade teórica e atividade prática.
O movimento teórico de valorização do estágio como campo do conhecimento tem se desenvolvido há mais de duas décadas, no Brasil, e reconhece a necessidade de inserção da pesquisa como estratégia para aprofundamento conceitual do estágio e das atividades que nele se realizam1.
Assim, descrevemos, a seguir, a concepção de estágio definida para o campus, que tem como aporte concepções mais recentes sobre o tema, adotadas em inúmeras instituições de ensino e empresas no País, e orientações sobre a estrutura do projeto e relatório de estágio que balizam tal perspectiva.
1. CONCEPÇÃO DE ESTÁGIO
De fato, existem, hoje, diversas concepções de Estágio. Importante notar que tais olhares refletem diferentes visões diante do conhecimento.
1.1. ESTÁGIO COMO PRÁTICA
Esta visão tradicional de Estágio compreende o conhecimento como verdade acabada, pronta capaz de explicar toda e qualquer situação observada.
O exercício de qualquer profissão é técnico, no sentido de que é necessária a utilização de técnicas para executar as operações e ações próprias. No entanto, a prática pela prática e o emprego de técnicas sem a devida reflexão não possibilita ao/à aluno/a uma análise crítica, fundamentada teoricamente e legitimada na realidade social em que o seu ensino se processa.
1
LIMA, M. S. L. & PIMENTA, S.G.