Importância do estágio supervisionado
| | |
O presente estudo foi desenvolvido a fim de trazer a público a importância do Estágio Supervisionado no processo de formação do profissional. Também relata o elo que constitui a parte teórica da a prática na vida dos acadêmicos de gradução.
1 – INTRODUÇÃO
O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação do profissional. Constitui-se em um treinamento que possibilita os estudantes vivenciar o que foi aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e testando-lhes o nível de consistência e o grau de entrosamento. A teoria é uma ferramenta essencial para a consolidação da prática. Assim, o Estágio Supervisionado adquiriu um papel substancial no processo de graduação, pois, o mesmo caracteriza-se como a prática em meio à aprendizagem na graduação.
2 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A formação e a profissionalização de professores são temáticas que se intensificaram nos anos 1990, no quadro das reformas educativas, associadas ás novas exigências geradas pela reorganização da produção e da globalização da economia. As propostas de cunho emancipatório darão a tônico ás reformas educacionais, ao enfatizarem que "novos tempos requerem nova qualidade educativa, na avaliação dos sistemas e na profissionalização dos professores" (LIBÂNEO, 2002, p.60 apud IRAÍDE e RAIMUNDA).
É neste contexto, embora talvez não em função dele – e mais pelo reconhecimento do papel fundamental dos professores na melhoria do ensino – que as investigações acerca das práticas de formação de professores ganharão relevância, predominando aquelas que concebem o ensino como atividade reflexiva, adotadas em referentes países, inclusive o Brasil.
Segundo Pimenta e Ghedin (2002, pag. 24) apud Iraíde e Raimunda, argumenta que o saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da