A importancia do ato de ler
Paulo Freire
O livro A Importância do Ato de Ler de Paulo Freire, mostra os aspectos da biblioteca popular e a relação com a alfabetização de adultos desenvolvida na República Democrática de São Tomé e Príncipe.
Ao mesmo tempo, nos mostra que a leitura da palavra faz parte da leitura do mundo e também fala da importância crítica da leitura na alfabetização, colocando o papel do educador dentro de uma educação, onde o que for fazer deve ser vivenciado, de forma pratica em que o alfabetizando como criador também seja o sujeito no processo de criação.
A importância do ato de ler
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo está sempre antes da leitura da palavra. O ato de ler vem da sua experiência de vida. Primeiro, a leitura do mundo do pequeno mundo em que se movia, depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da palavra mundo. Na verdade, aquele mundo especial se dava a ele como o mundo de sua atividade perspectiva, por isso, mesmo como o mundo de suas primeiras leituras. Os textos, as palavras, as letras daquele mundo em que sua percepção experimentava e, quando mais ele fazia, mais aumentava a capacidade de perceber se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, que sua compreensão dependia do seu trato com eles, na sua relação com seus irmãos mais velhos e com seus pais.
A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo, e transformá-lo através de uma prática consciente.
Esse processo é um dos aspectos principais do processo de alfabetização que deveriam vir desde os grupos populares, expressando a sua verdadeira linguagem, seguida da sua experiência de vida e não da experiência de vida do educador.
A alfabetização é a criação da expressão escrita da expressão falada. Assim as palavras do povo, vem através da observação do mundo. Depois voltavam a eles, inseridas no que se chamou de codificações,