a importancia das Midias sociais nos Dias de Hoje
Segue um interesante texto do Helio Basso sobre o tema.
Quando falamos de Mídias Sociais, de maneira séria, o primeiro passo é tirar essa imagem “pop” do assunto. Temos que entender que sua importância não reside no Facebook, Orkut, Twitter. Essas e outras ferramentas são apenas ferramentas e ponto. Elas podem até vir a engolir uma a outra, mas essa é outra questão. A real relevância está em fatores que nasceram dos primeiros movimentos gerados a partir das Mídias Sociais, inclusive fora do ambiente digital, e que estão hoje presentes no dia a dia das pessoas e empresas. Esses fatores são:
Cadeia de valor de produtos e serviços
As Mídias Sociais não influenciam somente economias de escala com foco na oferta. O foco se dá muito mais na economia de escala voltada para a demanda, que se baseará cada vez mais nas redes de relacionamento que alimentamos diariamente. Por conta disso, temos que entender que teremos uma revolução de consumo, onde operadoras de telefonia, por exemplo, vão virar canais de mídias, haja vista o valor da conectividade entre as pessoas. Por isso a febre de “veículos”, tais como smartphones, games, ipads, netbooks, TVs digitais, rádios digitais, que permitirão consumirmos coletivamente. Um desafio nasce daí: temos que reavaliar a cadeia de valor envolvida no desenvolvimento de um produto ou serviço para pensar a partir não do foco do cliente, mas para todo um grupo envolvido com ele. Traduzindo, para um shopping, temos as marcas âncora e seus consumidores; para uma rádio, as gravadoras, cantores e seus fãs. Todos devem ser levados em consideração.
O valor de rede
Temos que entender que o comportamento gerado nas Mídias Sociais está levando ao surgimento de redes sociais de marca. Isso é uma viagem sem volta. E, por conta disso, as empresas discutirão com o cliente maneiras de, com a rede, criar barreiras de entrada de concorrentes em seus nichos de atuação. Em outras palavras, com as