A Importancia Da Palavra No Culto
Seminarista: Edielson S. Assunção
Mesmo se toda a Liturgia de Louvor ao Sábado tem tempos e pressupõe o respeito de todos no cumprimento de horários, o que vemos na maioria dos casos é um atraso substancial que retira ao tempo para a Palavra, à oportunidade de se ouvir atentamente a mensagem que chega da parte de Deus. Se for respeitado o tempo para a Palavra e se a mensagem for apelativa, bem. Preparada e bem apresentada, haverá maior certeza que o Senhor poderá tocar corações e mudar vidas.
O culto a Deus sempre teve suas regras de ordem e reverência. Desde o princípio houve instruções sobre o culto em volta dos altares. Durante a dispensação levítica havia instruções acerca da construção do tabernáculo. Havia regras a respeito do sacerdócio e dos diversos serviços e sacrifícios. "Deus deu a Seu povo na antiguidade regras precisas e exatas sobre ordem". – Testemunhos Para Ministros, pág. 198.
Era necessário levar a sério as regras do culto levítico. Nem todos podiam fazer todas as coisas. Nem todos podiam entrar em qualquer parte do santuário nem tomar nas mãos qualquer objeto do santuário. A transgressão das regras do culto era punida severamente, como é evidente nos seguintes casos: Nadabe e Abiú, que morreram no santuário; Coré, Datã, Abirã e seu grupo, que foram tragados pela terra; a tragédia de Bete-Semes e a triste sorte de Uzá.
Hoje em dia o culto e a adoração também devem ter suas regras que é necessário observar se queremos a aprovação e as bênçãos de Deus. "Não conviria lermos as instruções que Deus mesmo Se dignou dar aos antigos hebreus para que nós, que temos a verdade gloriosa irradiando sobre nós, os imitemos em sua reverência para com a casa de Deus?". – Ibidem.
"Devem existir aí regulamentos quanto ao tempo, lugar e maneira do culto. Nada do que é sagrado, nada do que está ligado ao culto divino, deve ser tratado com negligência ou indiferença". – Idem, pág. 193.