A importancia da música na educação infantil
Nós educadores temos que ter a consciência, que vivemos num mundo visual e sonoro, e que cada ser reage a esses estímulos de forma diferente, variando de acordo com sua personalidade e humor. Desde o inicio da vida o bebê se contagia ao ouvir um som, uma música, mesmo no ventre materno. Após o nascimento, os sons, as vozes dos pais, a música se encontra presente no seu cotidiano. Essa presença se faz de maneira continua e que envolve o perceber, o experimentar, o sentir o imitar, o refletir, o criar, o expressar, o movimentar. Na educação infantil o professor deve entender que cada criança é única, e deve respeitar cada faixa etária e suas limitações, assim fazer uso da música, torna o trabalho gratificante e prazeroso em todos os aspectos. A musicalização quando presente no processo ensino-aprendizagem age favorecendo o desenvolvimento cognitivo/lingüístico, quando a criança vê, ouve ou toca está desenvolvendo o seu sentido, ao acompanhar um ritmo, dançar ou imitar gestos está desenvolvendo a sua coordenação motora, o seu desenvolvimento psicomotor, ocorre quando consegue acompanhar um ritmo, toda atividade musical ativa age sobre a mente e seu desenvolvimento sócio afetivo, quando em grupo aprende a interagir com a música e a dança.
A música favorece experiências facilitadoras no processo de aprendizagem. E para se fazer uso da musicalização o educador não necessita ser um musicista de formação clássica, basta fazer uso de um trabalho simples, da sua voz, de instrumentos comuns, de canções clássicas infantis e populares.
A presença da música na educação infantil auxilia o desenvolvimento da percepção, estimula a memorização e a inteligência, o relacionamento em grupo, as habilidades lingüísticas e jogos matemáticos.
Não se pode esquecer que as atividades com música também favorecem a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais. Por possuir um caráter totalmente lúdico e livre para qualquer expressão,