A importancia da ludicidade na educação infantil
A educação infantil é um tempo e espaço destinado ao atendimento das crianças de zero a cinco anos de idade.
Olhar para infância e para suas especificidades demanda curiosidade, pesquisa e desejo de compreender as crianças.
Tambem faço citações á respeito do Referencial Curricular Nacional comtemplando uma educação infantil permeada por brincadeiras,cuidados e ações educativas.
E por fim a importância do planejamento, da avaliação e da ludicidade na educação infantil.
Desenvolvimento
O Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI) integra a série de documentos dos parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto.O documento pretende apontar metas de qualidades que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de sua identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos á infância são reconhecidos.
O Referencial ainda em seu primeiro volume traz ma concepção de criança, levando em consideração que cada escola, cada comunidade,tem um olhar diferenciado para a criança e, portanto a infância. A concepção de criança é históricamente construida e consequentemente vem mudando ao longo dos tempos.
O documente esclarece que a criança é um sujeito social e histórico ,fazendo parte de uma familia e, portanto de uma sociedade, e esta por sua vez, representa uma determinada cultura.Mas faz-se necessário pensar que cada criança tem a sua especificidade e singularidade, desta forma, cada uma delas pensa e estabelece relações com o mundo de uma maneira muito particular.
Alem da concepção de infância, o referencial desvela ações de cuidado e educação que devem caminhar lado a lado.E ressalta a importância do brincar para o universo infântil.
Sabemos que a criança ao brincar desenvolve sua oralidade,sua capacidade de associação, sua percepção espacial, a afetividade a socialização,enfim sua visão e compreensão de mundo, por isso permitir que as crianças brinquem é garantir seu pleno