a importancia da libras na vida dos surdos
Ninguém nasce falando. Esse estágio faz parte da natureza humana e se sucede em um espaço mínimo de um ano após o seu nascimento. Geralmente aprendemos a língua nativa ouvindo os pais, irmão, enfim toda a família. Adquirimos a linguagem através da comunicação oral. A comunicação se torna indispensável na vida do ser humano, pois e através dela que nos expressamos, emocionamos, recebemos informações.
Porem nem todos tem o sentido da audição, e a pessoa surda também precisa de informações que são indispensáveis para qualquer cidadão, tais como direitos, deveres e valores.
A comunicação do surdo acontece através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que permite que a interação com os outros surdos e ouvintes. A libras existe para tornar a vida dessas pessoas mais fácil. É importante que a pessoa surda seja inclusa dentro da sociedade.
Para a familia, ao receber a noticia que o filho é surdo, é um choque, ainda mais quando não se tem conhecimento da deficiência, alguns acabam não aceitando, e isolando a criança do mundo outros aceitam e vão em busca de conhecimentos, de aprendizado para a criança, a minoria, e outros querem que os filho fale, impondo a oralidade, e proibindo a linguagem de sinais, e não aceitando a convivência com outros surdos.
O surdo precisa um de outro, para eles é importante esse tipo de contato, um convívio saudável, sem risco de perda de sua identidade e valores, e a família percebera um progresso interessante.
Quando os pais não tem uma comunicação adequada com seu filho, só tem a perder, pois passam a não conhecer seu filho como deviam, e também é importante a comunicação entre pais e filhos, pois são os pais quem educa e instrui os filhos para o mundo.
Mesmo nos dias de hoje, com tantas informações, as deficiências são vista como algo desconhecido pelas famílias que não vive essa realidade, pois muitos só conhecem quando chega um familiar próximo. Aos poucos a inclusão esta sendo