a importancia da leitura
A linguagem escrita, como qualquer outra, faz parte do cotidiano das pessoas. Vivemos cercados de textos, que servem para convencer, informar, comunicar e expressar, entre outras coisas ideias e sentimentos. Mesmo aqueles que não sabem ler e escrever convive, com textos impressos em diferentes situações, no qual a leitura e a escrita estão presentes. Daí a importância de elaborar estratégias com eficácia para o desenvolvimento da escrita, utilizando a leitura como matéria-prima, abordando-a de forma a atender a essa necessidade. A participação em prática de leitura e de escrita no cotidiano possibilita e amplia os conhecimentos sobre a língua. Paulo Freire afirma que “Desde o começo, na prática democrática e crítica a leitura do mundo e a leitura da palavra estão dinamicamente juntas.” (FREIRE, 2003, p 29).
A aprendizagem da linguagem escrita, embora tenha início fora da escola, encontra nela o lugar de sistematização e ampliação, através de estratégias com tarefas básicas de ensinar a ler e escrever aos que nela ingressam. Porque ler e escrever são processos distintos e complementares que exigem diferentes habilidades, competências, ações que variam de acordo com cada tipo de texto e seu grau de complexidade. Portanto a possibilidade dos alunos de ler e produzir diferentes tipos de textos do mais simples aos mais elaborados, que os tornará leitores e escritores competentes . Afinal a leitura é o início de um caminho que os alunos deverão trilhar para se transformarem em cidadãos da cultura escrita. O livro continua a ser o instrumento ideal no processo educativo, notemos que não há meio de comunicação de massa eficaz que não tenha como fundamento, um texto, isto é, uma rede de ideias que só as palavras podem expressar.
Durante a elaboração deste, objetiva mostrar a importância do ato de ler na construção de saberes, na interpretação do que se está lendo. Opinar, concordar e discordar do que se