A importancia da informatica
Com a evolução da Contabilidade e sua utilização como ferramenta de gestão, surge a necessidade de coletar, elaborar, analisar e fornecer informações com agilidade, qualidade e quantidade. Os diversos usuários da Contabilidade precisam de várias informações, de diversos setores e tipos praticamente em tempo real. Ainda mais nesse mundo globalizado e competitivo atual, onde não se pode perder tempo nas decisões e nos negócios.
A Contabilidade é a alma da empresa, nela ficam registrados todos os atos e fatos. Se os atos do administrador são corretos: documentação adequada, transações negociais dentro do objeto da empresa, o reflexo é imediato: a Contabilidade é transparente. Caso contrário pode ser utilizada para incriminar a empresa, sócios, administradores e contador que foram relapsos e desleixados.
Como solução para esta exigência, a informática surge como uma parceira de grande valor. Tarefas que levavam horas, às vezes até dias, são realizadas em questão de minutos. Relatórios complexos e completos são elaborados e emitidos facilmente, como, quando e quantas vezes forem necessárias. Erros de cálculo e falhas semelhantes são evitados e reduzidos.
Além das tarefas básicas, tradicionais da Contabilidade, a informática oferece novas opções e novos recursos que a tornam mais eficiente e útil. Também oferece vários recursos de comunicação e informação, que enriquecem o trabalho da Contabilidade e a mantém atual com relação às técnicas de trabalho, legislações e outras informações necessárias.
Existem softwares também chamados de módulos específicos para o registro e controle de notas fiscais tanto entrada/compra e quanto saída/venda, para o registro e controle dos funcionários, ou seja, da parte trabalhista, para registro e controle patrimonial do setor contábil, para a elaboração de relatórios, informativos aos órgãos competentes, impostos, tributos e contribuições e várias outras funções e recursos