a importancia da informatica nos cursos de ciencia agrarias
RELATÓRIO SOBRE MATERIAIS DE LABORATÓRIO
MANAUS – AM
2014
ALUNA: NATÁLIA MORAES DE OLIVEIRA
ENGENHARIA DE PESCA
RELATÓRIO SOBRE MATERIAIS DE LABORATÓRIO
MANAUS – AM
2014
DESENVOLVIMENTO
1.0 Béquer
É um tipo de recipiente muito visto em laboratório de Química, Física e Biologia onde sua principal função é trabalhar com líquidos. São usados na maioria das vezes para fazer reações entre soluções, usados para dissolver diversas substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e preparar soluções simples. O mais comumente encontrado em laboratórios são os béqueres feitos de vidro borisilicato, pois estes são mais resistentes ao calor (podem ser aquecidos) e a maioria dos produtos químicos. Também existem béqueres de plástico (polipropileno) e de metal (aço inoxidável ou alumínio), disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos e capacidades volumétricas (desde um milímetro até vários litros).
Os béqueres podem ser classificados em dois tipos: Copo Griffin (Becker Forma Baixa) e Copo Berzelius (Becker Forma Alta). Estes recipientes possuem como característica formato cilíndrico fundo plano e um bico presente na borda superior, utilizado para despejar os líquidos. Na lateral, contém uma escala graduada impressa que auxilia nas medições.
2.0 Bastão de Vidro
Disponíveis com medidas variadas, os bastões de vidro são utilizados com grande frequência em laboratórios, já que são essenciais para se agitar as substâncias e facilitar a homogeneização. Também auxilia na transferência de líquido de um recipiente ao outro.
3.0 Tubo de Ensaio
São recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos no Bico de Bunsen. Geralmente possuem um borda mais grossa na abertura, o que facilita o despejo do seu conteúdo em outro recipiente. É usado para efetuar reações químicas de pequena