A Import Ncia Estrat Gica Dos Sistemas De Qualidade Nos Operadores Log Sticos
Carlos Roberto Coutinho
Os desafios dos operadores logísticos estão cada vez maiores. A capacidade de entender as operações que estão gerindo, as necessidades e requisitos dos clientes e atendê-los de maneira consistente torna-se cada vez mais fundamental para a consolidação de seus negócios e fator chave para seu sucesso. As operações logísticas estão tornando-se cada vez mais complexas e desafiadoras por várias razões.
Dentre elas destacamos, para citar apenas algumas: - a tendência de aumento de escala das operações, através da centralização e operações de consolidação e desconsolidação, visando à obtenção de sinergia e redução de custos operacionais; - o aumento constante dos requisitos de entrega, como just in time, janelas de entrega e agendamentos nas operações B2B, para um número cada vez maior de clientes; - o estabelecimento de objetivos cada vez mais agressivos para as operações, devido ao aumento da importância estratégica da logística; - a necessidade, cada vez maior, de se ter soluções em uma escala global, devido ao aumento do comércio internacional; - o surgimento dos negócios via internet nas operações B2B e B2C, que ainda constitui-se em grande desafio para a logística.
Nesse ambiente torna-se imperativo o incremento da capacidade de atender requisitos, o desenvolvimento da criatividade e a flexibilidade para se adaptar a novas situações e ambientes de constantes mudanças. Para isso, no entanto, é preciso dotar a organização de uma estrutura que suporte o desenvolvimento dessas características, e os Sistemas de Gestão da Qualidade fornecem essa estrutura necessária. Ações como planejamento da qualidade, abordagem de processos, ações corretivas e preventivas, análises críticas, medição e análise de dados, dotam o operador logístico das ferramentas e disciplinas necessárias para melhorar constantemente a eficácia e eficiência de seus processos, reduzir custos, criar