A import ncia dos Jogos
Mogi das Cruzes
2014
a importância dos jogos na educação infantil
Produção Textual em grupo apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Mogi das Cruzes
2014
INTRODUÇÃO
Relembrando que brincar é um direito de todas as crianças no mundo inteiro, cada criança deve estar em condições de aproveitar as oportunidades educativas voltadas para satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem.
A escola deve oferecer oportunidades para a construção do conhecimento através da descoberta e da invenção, elementos estes indispensáveis para a participação ativa da criança no seu meio.
A escolha do tema está vinculada á atividade profissional na área da educação Infantil.
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Segundo Kishimoto (1994) o jogo, vincula-se ao sonho, à imaginação, ao pensamento e ao símbolo. É uma proposta para a educação de crianças (e educadores de crianças) com base no jogo e nas linguagens artísticas.
Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educar ao mesmo tempo. A relação entre o jogo e a educação são antigas, Gregos e Romanos já falavam da importância do jogo para educar a criança. Portanto a partir do século XVIII que se expande a imagem da criança como ser distinto do adulto o brincar destaca-se como típico da idade.
A ludicidade e a aprendizagem não podem ser consideradas como ações com objetivos distintos. O jogo e a brincadeira são por si só, uma situação de aprendizagem. As regras e imaginação favorecem a criança comportamento além dos habituais.
Toda criança brinca porque gosta. Para as que ainda não falam, brincar é uma forma de expressar o que estão sentindo,
Suas experiências e vivências interiores. Brincar, para as crianças, é tão vital quanto comer e dormir.
Essa atividade na