A import ncia de um sistema de transporte eficaz
Nomes: Karolline Protas e
Michele Pachetes
Introdução
Com o avanço da globalização, devido à constante quebra de barreiras comerciais, o mercado se tornou altamente competitivo, exigindo a busca incessante da excelência e da qualidade dos produtos e serviços para atender ao cliente de forma mais satisfatória. É nesse contexto que o ramo da logística é desafiado em toda sua extensão, particularmente no que diz respeito à gestão de transporte, por ser este o responsável pela movimentação de mercadorias e estar sendo constantemente influenciado pelas novas tecnologias.
A importância do segmento de transportes Segundo Ballou (2007), a administração de transportes é o braço direito operacional da função de movimentação que é realizada pela atividade logística cujo objetivo é assegurar que o serviço de transporte seja realizado de modo eficiente e eficaz. Para o autor, o transporte é, sob qualquer ponto de vista, a atividade mais importante do mundo. A maior parte da movimentação de carga é realizada através de cinco modos básicos de transportes: ferrovia, rodovia, hidrovia, dutos e aerovias. Os modais têm importância e uso conforme a carga transportada e pela vantagem própria do modo.
O modal dutoviário é eficiente movimentação de produtos líquidos gasosos em grandes distâncias.
na ou
O modo aéreo não tem muitos limites quanto ao produto transportado, mas o alto custo do frete.
O modo hidroviário transporta, principalmente, produtos a granel, que são produtos de baixo valor específicos e não perecíveis e podem ser transportados de forma lenta e sazonal, com baixo custo do frete.
O transporte ferroviário opera com maior capacidade de carga, sendo mais eficiente em termos de consumo de combustível e de custos operacionais diretos, tendo porém, a desvantagem de ter custos fixos altos sendo portanto, mais viável o uso desse modo para deslocamento de cargas maiores, como produtos a granel.
O