A IMPORT NCIA DAS PROTE NAS DO SORO DO LEITE
As proteínas do soro do leite, também chamadas de Whey Protein, são extraídas do soro do leite durante o processo de fabricação do queijo.
São reconhecidas pelo seu alto valor nutricional, contém alto teor de aminoácidos essenciais, principalmente os de cadeia ramificada . Apresentam também ótimos teores de cálcio em sua composição.
No leite, são encontradas além da Whey Protein, outros tipos de proteínas, dentre elas se destaca a caseína, que também é considerada uma proteína de alto valor biológico.
Valor biológico, quer dizer o quanto uma proteína fornece de aminoácidos em quantidades e proporções. Quanto mais aminoácidos e melhores proporções destes, uma proteína apresentar, mais alto será o seu valor biológico. Por exemplo: à caseína foi atribuído valor biológico igual a 71, à Whey Protein foi atribuído valor biológico igual a 104, e ao ovo valor biológico igual a 100. Todas essas fontes protéicas são consideradas de alto valor biológico, com destaque para as proteínas do soro do leite (whey protein) que possuem maior valor em relação as demais.
As proteínas do soro do leite , apresentam algumas vantagens em relação a caseína, principalmente no que diz respeito a absorção. Visto que tais proteínas ao serem consumidas não sofrem a ação dos ácidos estomacais o que faz com que permaneçam intactas até chegarem ao intestino delgado, onde são rapidamente digeridas e seus aminoácidos absorvidos, o que eleva rapidamente a concentração desses aminoácidos na circulação sanguínea estimulando a síntese de proteínas nos tecidos.
Dentre outras características, o soro do leite se destaca pela sua maior retenção de nitrogênio, o qual é um fator importante de crescimento muscular. Possui teores reduzidos ou isentos de lactose, o que permite o seu consumo por pessoas intolerantes a lactose. Possui altas concentrações de glutamina, um aminoácido não essencial que está relacionado ao estimulo e bom funcionamento do sistema