A IMPORT NCIA DAS PESSOAS NA ESTRAT GIA EMPRESARIAL
RESUMO: Este artigo trata da importância das pessoas no Balanço Social e da Gestão de Pessoas como estratégia da empresa. Gerir de forma eficaz e eficiente as pessoas pode determinar o futuro de uma empresa na busca dos resultados estrategicamente planejados. Devido a essa complexidade e importância, as empresas vêm desenvolvendo técnicas, com base no capital humano, para obter melhores resultados. As pessoas deixam de ser meramente números e estatísticas e passam a agregar valor às empresas. Elas passam a ter influência significativa nos processos. Com o mercado mais exigente, as mudanças e atualizações são inevitáveis e tornam-se emergenciais em alguns casos, como nas estratégias para retenção de talentos.
Palavras-chave: Gestão de pessoas, desempenho, competências.
Este artigo trata da importância das pessoas no Balanço Social e da Gestão de Pessoas na estratégia da empresa. Está direcionado para esta preocupação nas empresas que pode ser abordado sobre uma visão gerencial, ou seja, quais ações direcionadas às pessoas são necessárias para que as metas da empresa sejam atingidas. Apresentam-se, inicialmente, alguns dos conceitos atuais utilizados neste processo de gestão visando obter o máximo desempenho do capital humano, respeitando seus limites e individualidades. Para Chiavenato (2004), as organizações dependem das pessoas para dirigi-las, controlá-las e para fazê-las operar e funcionar.
A Gestão de Pessoas é uma forma de atuação das empresas sobre o comportamento humano. Segundo o dicionário Aurélio, a palavra gestão corresponde ao ato de gerir, ou ainda administrar, e quando aplicadas às pessoas envolve não apenas determinar funções, remunerações e benefícios. Este processo considera muitas outras questões que em decorrência do comportamento individual ou coletivo afetam as empresas: Qual a importância das pessoas para atingir as metas estratégicas das empresas? Como gerenciar as pessoas em razão