A Import Ncia Da Manuten O Preventiva El Trica Industrial 1
Definição de manutenção preventiva
A manutenção preventiva tem como base a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma maquina ou equipamento.
É uma intervenção prevista preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, ou seja, e o conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos, visando a evitar falhas.
A manutenção preventiva de qualquer equipamento elétrico, pode ser considerada como um dos ramos da técnica que mais evolui na atualidade, pois se constitui em uma poderosa ferramenta para garantir o funcionamento da instalações responsáveis pelo suprimento e aproveitamento de energia elétrica.
Definição de manutenção preditiva.
A manutenção preditiva é o acompanhamento periódico de equipamentos ou máquinas, através de dados coletados por meio de monitoração ou inspeções.
As técnicas mais comuns utilizadas para manutenção preditiva podem ser: análise de vibração, ultrassom, inspeção visual, termografia e outras técnicas de análise não destrutivas.
Esta manutenção prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos e as condições necessárias para que este tempo seja aproveitado.
Pela manutenção preditiva, antecipa-se a necessidade de serviços de manutenção do equipamento, elimina-se a chance de desmontagem desnecessária, aumenta-se o tempo de disponibilidade dos equipamentos, reduz-se paradas de emergência, aumenta-se o aproveitamento da vida útil dos equipamentos e a confiabilidade do desempenho e determina-se previamente interrupções de fabricação.
Os objetivos principais, portanto, são a redução de custos de manutenção e o aumento da produtividade.
Inspeção elétrica
Inspeção elétrica
A rotina para a execução das inspeções relativas a manutenção preventiva de equipamentos elétricos envolve a observação visual de algumas de suas condições