A IMPORT NCIA DA GASTRONOMIA COMO PATRIM NIO
299 palavras
2 páginas
A IMPORTÂNCIA DA GASTRONOMIA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL, NO TURISMO PARAIBANO.1 Introdução.
Do sertão ao litoral, com pratos para agradar diversos paladares. A culinária paraibana é uma fusão de cardápio que foi se definindo ao longo dos tempos, com influência de misturas de raças, culturas e costumes.
A culinária paraibana teve como forte presença a culinária adaptada pelos africanos com o uso de peixes e crustáceos. Dos indígenas foi herdado o uso da macaxeira. O leite de coco, o azeite, a pimenta, os molhos e misturas foram herdados dos estrangeiros.
Com essa comunhão de tradições, a gastronomia paraibana foi se moldando e criando especificidades nas diferentes regiões do estado. É no sertão, no entanto, que a culinária apresenta uma maior singularidade.
Na Paraíba, se tornou marca a carne de sol, a galinha de cabidela, a carne de bode e a buchada de bode costurada que é apontada como uma iguaria paraibana.
O arroz vermelho é cultura restrita do semiárido paraibano. Outro destaque é a cachaça, cada vez mais apreciada.
No litoral, com o passar do tempo, os frutos do mar ganharam destaque. Pratos que levam peixes, camarões, caranguejo e lagostas, que geralmente se tornam ainda mais saborosos com o uso de molhos a base de coco ou de tomate.
Em toda a Paraíba, faz-se presentes a tapioca, receitas a base de milho, como o cuscuz, a canjica, o mungunzá e a pamonha. Os doces em destaque são a rapadura, a cocada e a paçoca.
Do ponto de vista turístico, a Paraíba tem sua gastronomia como um atrativo.
Inicialmente, os turistas recorrem ao patrimônio material, bens edificados e os objetos que tiveram significado na formação da identidade cultural do local.
O patrimônio hoje, deixa de ser apenas os museus e prédios históricos e se insere no desenvolvimento econômico-social.