A Import ncia da Ci ncia e a Tecnologia no Mundo Globalizado 2
O termo globalização, embora tenha sido muito usado já na crise de 1929, só passou a integrar efetivamente o repertório vocabular na década de
1980. O fenômeno, no entanto, vem de mais longe. É um processo secular de aprofundamento das relações entre as nações e entre grupos econômicos ou empresas de um mesmo grupo. A novidade, no final do século XX, é que esse fenômeno da globalização atinge uma nova etapa, com maior abrangência, novos elementos e novas características. As especificidades de que se reveste conferem-lhe "cidadania" mundial.
A tendência globalizante evolui pari passu com a evolução do conhecimento, dos meios de transporte e das comunicações, além da expressão econômica, militar e cultural dos povos, particularmente os centros dominantes.
Assim, diz-se que a globalização é um processo que consiste na integração econômica, social, cultural e política entre diversos países.
A globalização tem sua origem nas evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, que fizeram com que o mundo
"encurtasse" as distâncias.
A Importância da Ciência e a Tecnologia no Mundo Globalizado
No processo atual de globalização que o mundo vivência, a importância representada tanto pela ciência como pela tecnologia transcende qualquer analise mais primaria do próprio estagio de conhecimento alcançado pela humanidade.
Somente com o desenvolvimento paralelo de ambas, ciência e tecnologia, uma se amparando e complementando com a outra, conseguimos atingir os mais altos patamares do conhecimento, e as perspectivas oferecidas pelas novas conquistas, experiências e trabalhos, permite-nos antever progressos ainda mais significativos para toda a espécie humana.
Desde os primórdios de nossa vida o homem tenta por de lado as regras da natureza e abrir caminho para suas realizações. Para tanto desenvolve seus conhecimentos através da evolução da ciência, aprendendo novas tecnologias que sustentem estes avanços.
Muitas pessoas têm medo,