A imortancia da filosofia na educação
A “Ciência” filosofia com o tempo ela chegou a sua maturidade, porém o seu processo de evolução sempre será constante. Começamos a perceber analisando os pensamentos dos grandes pensadores filósofos, que de uma forma já se preocupavam com o método do como ensinar em uma perspectiva mais aberta.
O campo da educação integra diferentes teorias pedagógicas, todas visando conduzir o educando ao conhecimento. Então decorrem diversas discussões a respeito do método ideal de ensino... como ensinar, o que ensinar e da visão da educação por que ensinar.
No curso de Pedagogia, a disciplina filosofia da educação busca desenvolver o pensamento crítico e avaliativo. A área da filosofia da educação é muito ampla, pois ela chegou para abrir novos horizontes, através de métodos de reflexão, técnicas e projetos inovadores (antes desconhecidos).
Essa parte da filosofia da educação faz uma ligação entre docentes e alunos e vice-versa, em uma missão de plena descoberta voltada para o conhecimento do interior de cada individuo, assim explorando na parte do seu melhor (teórico e pratico), pois aflora uma harmoniosa concepção de humanidade. Então podemos afirmar que a filosofia da educação é uma ciência (estudo) voltada para o ser humano e é uma ponte de ligação Homem de ontem, hoje e do futuro. Onde desenvolvem habilidades tanto intelectuais, racionais, pensamentos críticos com novas perceptivas, tanto pedagógicas como novos paradigmas (dogmas, conceitos e pré-conceitos), saindo da teoria e aplicando no seu cotidiano fazendo de fato um verdadeiro multiplicador de idéias.
Muito se fala em debate filosófico sobre a educação, mas em vários períodos da historia nunca houve uma oportunidade tão clara e dinâmica para entender, debater e conhecer novas filosofias da educação.
Por isso temos a oportunidade de fazer a diferença do ensino, pois, estaremos entrando em uma nova dimensão de idéias, técnicas, tecnologias, conhecimentos pessoais